19 novembro 2006

Nossas dúvidas geram projetos...

Li um texto muito interessante e gostei muito. O texto se intitula: Qual é a questão? de Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa e refletindo sobre os exemplos citados, pude reconhecer que realmente as crianças são curiosas e levadas à descoberta para responder seus questionamentos.
Pude verificar com a leitura, que a criança interagindo com o meio e seus elementos, constróe seus conceitos sobre o mundo em que vive.
Refletindo a leitura e lembrando a vivência da sala de aula, posso afirmar que a criança busca ampliar e formalizar seus conceitos sobre algo, a partir das das dúvidas que possue sobre o mesmo.
Parafraseando as autoras do texto: "É a natureza da questão que levantamos que determina o que precisamos buscar, o que investigar". São essas questões, essas dúvidas que devem originar os nossos projetos na escola. É preciso dar voz e vez aos nossos educandos para que possam participar na escolha e construção dos projetos, na busca de soluções para suas dúvidas.
Tornar a sala de aula um espaço desafiador, de construção, de investigação, um ambiente prazeroso e criativo que possibilite a criação e recriação de conceitos de mundo.

3 comentários:

José Carlos disse...

Oi Neusa, tudo bem? Que bom que começou a registrar suas impressões sobre os textos lidos. Quero lembrá-la porém que ainda precisas registrar suas considerações sobre outros textos pendendentes, certo?

Além disso, venho solicitar informação quanto o andamento do WIKI de vocês, pois passamos por lá e deixamos alguns recados e vocês não responderam. O que está acontecendo? Por que não vêm atualizando o WIKI de vocês? Estão com algum problema? Nos avisem para que possamos ajudá-las a retomarem o trabalho e realizar as atividades pendentes, certo?

Atenciosamente
José Carlos

Neusa Ana S. Angioletti disse...

Jose Carlos,ainda não localizei os textos, são muitas orientações, quero dizer, para as outras turmas também, e isto me confunde um pouco. mais aos poucos vou chegar la. obrigada tenha paciencia com o ritmo desta aluna, tá? abraços da neusa

Iris disse...

Neusa, querida

Muito bom ver que estás por aqui e gostaste do nosso texto, mas o melhor de tudo será ver o projeto fluir. Deixei alguns recadinhos por lá. Está na hora de fazer o segundo mapa. Vamos lá?
Abra@os, Iris

Que tal um bom livro...