10 dezembro 2006

Conteúdos: algo para se pensar...

Falar sobre conteúdos a serem trabalhados com os alunos em sala de aula, "hoje" é mais complexo. Digo "hoje", porque as informações, os estudos, as capacitações e formação de professores, trouxeram novos sentidos à palavra "conteúdo". Entende-se a partir desses conhecimentos adquiridos, que o conteúdo a ser trabalhado não é puro e simplesmente trabalhar e abordar temas aleatórios ao cotidiano, ao contexto e as necessidade do educando, sem garantias de aprendizado.
Percebe-se que a aprendizagem não acontece mais com uma transmissão de conhecimentos, muitas vezes desnecessários, porém muitos professores, inclusive alguns que participam das capacitações e formações, não mudam sua prática, ainda estão presos aos conteúdos .
É preciso que o professor faça mais leituras e mais reflexões sobre sua prática pedagógica para diferenciar os conceitos usados atualmente e propor atividades significativas e desafiadoras para nossos educandos.

Um comentário:

Iris disse...

Neusa, querida

Acredito que a aprendizagem nunca aconteceu a partir de uma transmissão de conhecimentos. Quando transmitimos o que conhecemos, só conseguimos transmitir dados e informações e não conhecimento, propriamente dito. Este, é sempre uma construção pessoal. Se os dados e informações que veiculamos são compreendidos, ou seja, se são assimilados e coordenados com outros dados e informações que o aprendiz já possuia, se ele ativamente procura atribuir um significado a estes dados, aí sim, podemos pensar em aprendizagem e construção de conhecimento. Nem sempre é o que vemos, não é mesmo? Abra@os, Iris

PS: Muito bom ver que estás colocando tuas atividades em dia.

Que tal um bom livro...